GRAFO-CAPITAL-XP.jpg

O CONCEITO

Na matemática existe a Teoria dos Grafos que aparece pela primeira vez em 1736 na cidade de Königsberg na Rússia, onde ela se propõe estudar a relação entre objetos através de um conjunto de vértices conectados por meio de arestas.

Com objetivo de resolver problemas complexos de maneira mais simplificada.

Sua aplicação está presente em diversos problemas e algoritmos matemáticos e no cotidiano do universo como um todo.

 

Renda fixa

É uma classe de investimento em que a rentabilidade do título é determinada no momento da contratação. Essa rentabilidade pode ser definitiva (prefixada) ou pode estar atrelada a um indexador (posfixada). Alguns exemplos dessa classe são: Títulos Públicos, CDBs, LCIs, LCAs, CRIs, CRAs, Debêntures.

 

Fundos de investimento

São frequentemente definidos como um “condomínio” pois se trata de uma modalidade de aplicação financeira coletiva, onde diversos investidores (cotistas) reúnem seus recursos para aplicar no mercado financeiro de forma conjunta, permitindo uma diversificação maior. Os fundos de investimentos podem apresentar em seu portfólio: Títulos Públicos, Títulos Cambiais, Derivativos, Commodities, Ações, entre outros.

 

Ações

Representam uma fração do capital social de uma empresa. Ao comprar uma ação o investidor se torna sócio da empresa e passa a ter direitos na distribuição de seus lucros ou prejuízos.

 

ESG

Environmental, Social and Governance” ou em tradução livre “Ambiental, Social e Governança” é uma avaliação usada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança coletiva de uma empresa. Empresas que adotam essas práticas normalmente ficam menos suscetíveis a riscos externos e mudanças regulatórias, sinalizam responsabilidade e processos administrativos alinhados. É possível investir nesse segmento por meio de títulos, ações, fundos segmentados, entre outros.